quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

CHAPA 2,VENCE A DIREÇÃO DO SINDICATO!


Eles passarão, eu passarinho...
Mário Quintana

A Chapa 2,"Quem acredita,sempre alcança!"composta pelos companheiros e companheiras de luta : Marcio Vital,Luis da Silva Gomes(Lula),Luis João da Cruz(Cantor),Douglas Ferreira,Renê Walt e Cynthia Favero Rodrigues, venceu as eleições da Comissão de Fábrica da Basf-SBC. Após uma desastrada estratégia de utilização do uso  da máquina sindical e uma campanha recheada de calúnias e agressões por parte da direção do Sindicato dos Químicos do ABC,a verdade prevaleceu e transformou uma estratégia simples, onde todo o material de divulgação foi bancado através da ajuda voluntária dos trabalhadores e trabalhadoras do chão de fábrica,em uma vitória maiúscula da classe trabalhadora.A Chapa 2,conquistou 54,83% dos votos válidos contra 43,18% da Chapa 1,bancada descaradamente com a grana dos sócios e sócias do nosso Sindicato dos Químicos do ABC.Esta foi a eleição mais disputada da história dos 21 anos da Comissão de Fábrica da Basf-SBC e contou com uma participação recorde dos trabalhadores(as) administrativos e a peãozada do chão de fábrica.

Apesar do processo ter ocorrido de maneira conturbada e desigual,o que obrigou os membros da Chapa 2, a registrar um boletim de ocorrência e solicitar a participação dos membros honrados do Ministério Público do Trabalho do grande ABC.Graças a Deus e a gigantesca mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras que assumiram a defesa incondicional aos membros e apoiadores da Chapa 2,tal iniciativa foi o suficiente para garantir a  vitoriosa campanha da Chapa 2, nos dias 08,10 e 11 de Dezembro de 2012.

Daqui para a frente,nossa Comissão de Fábrica terá outro astral,vamos juntar forças para fazer uma história diferente,desenvolver uma ampla campanha de sindicalização,participar de todas as assembleias e reuniões da rede de trabalhadores da Basf e contar a nossa história aos quatro cantos do mundo,história que se assemelha a grande batalha entre Davi e Golias,sintetizada em uma passagem da bíblia :

"Todos os dias de nossa vida nesta terra serão de lutas, de desafios e sofrimentos, mas se acreditarmos que Deus está no controle de tudo, que nenhum fio de nossa cabeça cai se Ele não permitir, sobreviveremos perante qualquer obstáculo e contemplaremos a vitória...sempre!

Nossa responsabilidade aumenta ainda mais,e desde já temos muito trabalho pela frente,discutir a renovação da jornada 6X3,apresentar novas propostas,cobrar a devolução do imposto sindical na conta ou nas OLT's,cobrar mais transparência e prestação de contas mensais nas salas das comissões de fábricas,e o mais importante e o que mais sentimos na pele durante a campanha eleitoral,garantir a preservação do nosso patrimônio sindical em beneficio da classe e não de minorias que somente dizem amém.

Em nome do interesse maior,que são os trabalhadores(as) temos a humildade de estender as mãos e buscar restabelecer o diálogo e o respeito mútuo,entre todas as partes envolvidas neste desgastante processo eleitoral,fazemos isso em nome da liberdade de ação da classe trabalhadora em todas as fábricas químicas do grande ABC.

A coordenação da Chapa 2,agradece aos trabalhadores e trabalhadoras da fábrica,daquela que é maior e mais importante indústria química do mundo,um forte abraço em cada um e cada uma que divulgou,colaborou com um pouquinho de grana,ajudou a pendurar as faixas,colar os cartazes,distribuir os cartões,assinou a faixa abaixo-assinado,ofereceu um simples cafezinho. Enfim a todos e todas que nos apoiaram,testemunharam na delegacia,participaram e fiscalizaram todo o processo eleitoral,valeu do fundo do coração!

Daqui para frente dentro da fábrica,não existe mais Chapa 1,nem Chapa 2, mas sim, nosso compromisso na defesa de todos e todas que aqui trabalham e lutam por dias melhores.Esperamos que nos próximos anos à frente da Comissão de Fábrica da Basf-SBC,estejamos todos de mãos dadas com a categoria química do ABC, e assim possamos trazer muitas vitórias para os trabalhadores e trabalhadoras e juntos construirmos um novo movimento sindical,que contenha 3 palavras simples: renovação,coragem e luta,como prática.


Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!

Obrigado pela letra,Renato Russo!

11 comentários:

  1. Estes caras,um dia vão cair,ah se vão!
    Tem gente que machuca os outros
    Tem gente que não sabe amar
    Mas eu sei que um dia a gente aprende
    Se você quiser alguém em quem confiar
    Confie em si mesmo
    Quem acredita sempre alcança!

    Uma linda história de luta,valeu guerreiros(as)!

    Manoel dos Santos Feitosa (metalúrgico do ABC)

    ResponderExcluir
  2. Essa eleição foi agitada mesmo, de um lado o pessoal do sindicato usando a máquina para falar mal dos trabalhadores quando deveriam falar mal dos patrões e do outro lado vocês que honesta e humildemente fizeram vaquinha para divulgar a campanha!
    Estava lendo o Sindiquim com a seguinte frase na capa "Gratidão.Esperança.União!", com uma frase bonita dessa, quase caiu uma lágrima dos meus olhos,mas o quase não deixou,
    na retrospectiva colocaram a vitória da direção com 89,68%, eu acho que esta conta esta errada pois foram 3.467 votos num universo de 20.000 sócios e mesmo se fossem 10.000 sócios ainda sim não atigiram o quorum, por fim não divulgaram que a prestação de contas do sindicato será sábado agora dia 15/12 !?! Enfim estamos de olho e felizes com essa vitória de vocês ! Um forte abraço !

    ResponderExcluir
  3. Gostei do poema do Mario Quintana,e peço permissão para recitar outro:
    DOS MILAGRES
    O milagre não é dar vida ao corpo extinto,
    Ou luz ao cego, ou eloqüência ao mudo...
    Nem mudar água pura em vinho tinto...
    Milagre é acreditarem nisso tudo!
    Mario Quintana,um forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Somos da corrente,CUT PODE MAIS e gostaria de MANTER contatos com a COORDENAÇÂO do BLOG,pois a LUTA de vocÊS é a mesma LUTA que travamos contra a ARTICULAÇÂO...VAMOS conversar em breve!
    SAUDAÇÕES DA CUT PODE MAIS!

    ResponderExcluir
  5. Aos meninos da Chapa 2:
    É melhor atirar-se à luta em busca de dias melhores,mesmo correndo o risco de perder tudo,do que permanecer estático,como os pobres de espírito,que não lutam,mas também não vencem,que não conhecem a dor da derrota,nem a glória de ressurgir dos escombros.Esses pobres de espírito,ao final de sua jornada na Terra não agradecem a Deus por terem vivido,mas desculpam-se perante Ele,por terem apenas passado pela vida.

    Obrigado:Bob Marley (Somos da categoria quimica do ABC)

    ResponderExcluir
  6. Sindicalista quimico é um “cara” complicado. Tem garantia de emprego mas não trabalha. Engana o “pião” o tempo todo mas o seu , tá gordinho, lá no cofrinho,guardadinho para o fim do mandato.
    E ainda tem mais : SOMOS OBRIGADOS a recolher o IMPOSTO SINDICAL OBRIGATÒRIO e eles gastam mas não tem de dizer aonde ,nem como e tá tudo certo. POR QUÊ ?
    Abaixo a OBRIGATORIEDADE do imposto sindical,chega de sustentar vagabundos,chegaaaaaaaaaaaaa!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Hoje teve prestação de contas no sindicato, será que eles disseram o quanto gastaram para comprar a eleição da diretoria ???

    ResponderExcluir
  8. 19 mil acessos e do outro lado?
    È desespero, è desespero, è desespero, È desespero, È desespero, È desespero, È desespero, È desespero,...


    Feliz Natal e Prospero ano Novo aos companheiros(as) do Blog que defende os trabalhadores(as) de verdade.

    ResponderExcluir
  9. CADE AS GRANDES LIDERANCAS DO MOVIMENTO SINDICAL O FABIO, O CANO, O DONIZETI E O SERGIO NOVAES?
    VAMOS FAZER UMA ENQUETE NA BASF DEMARCHI PARA SABER PRA ONDE ELES FORAM.
    EU ACHO QUE ESTAO VIAJANDO, PORQUE E O QUE ELES SABEM FAER BEM. OU TAO ESCONDIDO DEBAIXO DA MESA DO PAULO LAGE.
    QUE LAVADA!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Dificílimas, pois no final dos anos 70 surgiu a CUT, com a proposta de lutar contra a estrutura sindical no Brasil, mas, ao longo do tempo, a CUT se adaptou e hoje convive tranquilamente com o sistema e os governos, desfrutando do dinheiro do imposto sindical e de bilhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para a realização de “cursos profissionalizantes”.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns aos corajosos Colegas das Chapas 2 da Basf e das demais empresas que tiveram a coragem de mostrar a sua indignação diante da falta de iniciativa, de ações e de coerência das Chapas 1 que nos são empurradas goela abaixo por essa diretoria acomodada, vendida e traidora, que não honra o lugar que ocupa eu um sindicato com tradição de responsabilidade tão grande quanto o nosso... É HORA DE NOS MOBILIZARMOS SEM CONTAR COM ESSA CORJA !!!

    ResponderExcluir